Ahow hermanos!
Achei interessante compartilhar um fato que me aconteceu ontem à noite.
Eu frequento pelo menos uma vez por mês a Angela, cabeleireira e amiga de alguns anos já da minha mãe. Sempre que conversamos dividimos algum tipo de experiência espiritual, cursos, viagens, enfim. Da última vez que estive em seu salão, ela me disse que iria conhecer Macchu Picchu, em Lima no Peru.
Eu demonstrei o meu desejo de conhecer esse lindo lugar. Pedi para que ela registrasse tudo em fotos e que me contasse depois, porque um dia, eu gostaria de fazer o mesmo.
Pois então, ontem minha mãe foi até lá, pela primeira vez depois que ela voltou de viagem. Quando chegou em casa, trazia em mãos um pacotinho de presente vermelho, que eu nem imaginava que pudesse ser pra mim.
Quando ela me entregou, disse que aquilo era uma lembrança que a Angela quis trazer pra mim, que não sabia se eu ia gostar, mas que dentre tantos artefatos olhou pra'quele e disse que achou minha cara.
Quando retirei a lembrança do pacote e vi que se tratava de uma chakana, foi um misto de sensações, eu comecei sentir calor e arrepios ao mesmo tempo. Vi que aquilo era muito forte. Porque justo a chakana, de novo?!
Digo de novo, pois pra quem não se lembra, em outro post eu falei um pouco de instrumentos de poder, e coloquei a foto do cachimbo que foi feito personalizado para mim. Quando encomendei, disse que gostaria dele pequenino e discreto e que o que ele (Rafael Dusik, responsável pelo feitio) sentisse que era pra fazer, que assim o fizesse.
E então recebi o cachimbo com o que? Uma chakana esculpida na frente. Quando pedi o porque do desenho, que até então não conhecia, ele explicou que fez a conexão e sentiu muito forte que deveria ser aquilo.
Aí então eu me pergunto. A Angela, que me trouxe a Chakana de Macchu Picchu, lugar onde eu sempre quis estar, sem nem saber dessa história toda.. Como pode ser apenas uma coincidência tão forte.
Grande Espírito permita que esse símbolo me mostre muitas coisas ainda, que sempre se faça presente. E que assim seja!
AHOW
Chakana que eu ganhei de presente da Angela Matias |
Cachimbo artesanal feito por Rafael Dusik |
UM POUCO SOBRE A CHAKANA
A chakana (quechua: tawa chakana, cuatro escadas), cruz andina ou cruz quadrada, é um símbolo milenário originário dos povos indígenas dos Andes centrais nos territórios onde se desenvolveram tanto a cultura inca (Sur de Colombia, Ecuador, Perú, Bolivia, Chile y Argentina) como algumas culturas pré-incas (Perú).A Cruz Inca (ou Chakana) representa o Cruzeiro do Sul que nos dias 2 e 3 de maio as estrelas se alinham simetricamente, formando uma Cruz quadrada.
Esta cruz da imagem ao lado, é chamada "La media Chakana", que está na cidade de Macchu Picchu. Ela representa a famosa dualidade: macho e fêmea, sol e lua, homem e mulher, o físico e o espírito, o positivo e o negativo, o verão (épocas de chuva) e inverno (épocas de seca).
Os 4 pontos principais, as partes maiores da cruz, significam as 4 estaçoes (primavera, verão, outono e inverno), os 4 elementos (água, ar, terra e fogo) e os 4 pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste).
Também representa os 4 filhos de seu Deus Maior e criador de tudo (Wiraqocha):
- Pachamama – Terra
- Pachamama – Terra
- Mamaqocha – Água
- Inti – Sol
- Huira – Vento
3 destes filhos estão associados aos seus 3 diferentes mundos que também estão relacionados com o espaço de tempo e simbolizados por animais. Passamos a explicar:
Se olharmos para a cruz andina, ela possui 12 pontos totais,e também têm seu significado. É como se fosse possível contar "três degraus da escadinha da cruz" por vez, totalizando os 12 pontos totais.
- O mundo inferior/ submundo - mundo dos mortos;
* ukupacha, o passado, representado pela serpente, simbolo da sabedoria e da vida eterna. A serpente está relacionada com a Água (mamaqocha) e seus derivantes como lagos e rios, pois a serpente movimenta-se como os rios pela terra.
- O mundo que vivemos - mundo dos vivos;
* Kaipacha, o presente, simbolizado pelo puma, o maior mamifero existente na América do Sul. Este animal representa o coração e a força espiritual e está relacionado com a terra (pachamama).
- O mundo superior - mundo dos espíritos.
* Janajpacha, ou seja o futuro, onde estão seus deuses e para onde vao as almas depois da sua morte. É simbolizado pelo condor, a ave maior existente na América do Sul e outrora dominada pelos Incas. Esta ave representa o cerebro e a inteligencia do ser humano, pois é a unica que têm acesso aos três mundos. Janajpacha também está relacionada com o Sol (inti)
*O quarto filho, Huira, é o circulo do meio e está em todos os mundos, e que conecta todos eles, porque significa Oxigénio. E sem ele não há vida. Também representa a cidade de Cusco, o centro do Império Inca, e a constelação Cruzeiro do Sul.
E os 3 animais representando os mundos acima:
- A Cobra, representando o mundo dos mortos;
- A Cobra, representando o mundo dos mortos;
- O Puma, representando o mundo dos vivos;
- O Condor, representando o mundo dos espíritos.
Temos os 3 valores, representados por 3 afirmações e 3 condutas:
- Eu trabalho - tens que trabalhar muito bem;
- Eu Aprendo - tens que aprender de tudo;
- Eu respeito e amo - tens que respeitar e amar todos os seres, humanos, animais e plantas.
* as 3 condutas: Não Roube; Não Minta, Não seja preguiçoso.
E finalmente últimos 3 que representam os 3 sistemas de trabalho que tinham os INCAS:
- Aini, é a ajuda ao outro. “hoje por mim amanha por ti”. E assim, ajudavam-se uns aos outros, por exemplo no cultivo das suas terras;
- Minka, enquanto que o Aini é a nivel individual, minka é o mesmo mas a nivel coletivo. O povo unia-se e em grupo iam ajudar a cultivar as terras uns dos outros;
- Mita, é o trabalho para a sociedade. Como hoje em dia existem as taxas, os Incas tinham que pagar á sociedade através de trabalho voluntariado, ajudando nas constuções de seus templos. E sem excepções. Todos participavam.
Estes princípios fizeram com que fosse possível a construção de todo o império Inca em Macchu Picchu.
Fonte:
http://ruisamarcos.blogspot.com.br/2010/08/chakana-ou-cruz-andina.htmlhttp://millenium1618.blogspot.com.br/2009/04/cruz-e-seus-significados.html
Querida amiga, nem te conheço, mas se tens recebido sinais sobre a cruz andina, então deveria conhecer a Escola Espiritual da Mistica Andina. Coloque este nome no google.
ResponderExcluirCom grande carinho
Fionna
Espero que ja tenha realizado seu desejo de conhecer Machu Pichu, de onde te escrevo. Caso ainda nao tenha vindo, sugiro que reserve pelo menos duas semanas, para conhecer mais sobre a evolucao de todas as civilizacoes andinas, das quais a civilizacao Inca e' tributaria. (soliveir@uol.com.br)
ResponderExcluirPrezada, siga sua intuição e não deixe de conhecer Machu Pichu...é uma experiência única e indescritível. ..voltei encantada! Abraços
ResponderExcluirHi,
ResponderExcluirDid you plan to make a video for your anniversary? We are offering special package.
http://blueokapi.com/en/video/
Or you have interest in this kind of video?
http://www.blueokapi.com/fr/montage-video.html
Our prices are low-cost and we have really good references.
Our price range from 1500€ to 2500€ all included, for a duration between 60s and 90s (Storyboard, script, voice over, customized character…)
Please feel free to contact me if you have any questions.
Best regards
Maya Adjemi
maya@blueokapi.com
http://www.blueokapi.com