terça-feira, 15 de maio de 2012

O Cachimbo Sagrado

Ahow hermanos!

Acho interessante colocar aqui a forma com que os Filtros são trabalhados e explicar um pouco sobre o instrumento de poder utilizado para a consagração dos mesmos antes deles serem entregues ao seu dono (Isso não significa que o dono não possa consagrar ele próprio o seu filtro, quando o mesmo estiver no ambiente escolhido).

O QUE É UM CACHIMBO SAGRADO? E PARA QUE SERVE?


Trata-se de um instrumento sagrado, de muito poder que a milênios é usado pelos nativos para elevar as preces, propósitos, intenções e agradecimentos ao Grande Espírito (Deus). Os antigos índios costumavam reunir toda a tribo para esse ritual com o intuito de resolver problemas ou pendências da comunidade formando um grande conselho; antes e depois de caçadas ou guerras, para agradecer às graças recebidas como uma colheita farta, pedir em oração uma ajuda para os momentos difíceis ou ainda para passar instrução para os mais jovens e assim muitos o fazem até hoje. Os índios do Norte costumam chamá-la de Pipa Sagrada ou Chanupa e sua estrutura é dividida em duas partes: a parte aonde vai o tabaco geralmente é feita de pedra ou de barro representando o Feminino, e o corpo, por onde passa a fumaça é feito de madeira, geralmente adornado com penas, contas, couro representa o masculino. Essa conexão representa o equilíbrio e a harmonia entre as duas partes, e desta maneira harmoniza também aos que se dispõe a fumá-la, tanto que ao acendê-la e quem a recebe, antes mesmo de falar, toma-se uma benção com a fumaça, levando-a para cima da cabeça e logo ao coração. É muito importante lembrar que a fumaça do tabaco usado neste ritual não pode ser tragada, pois ela deve subir pura, para que os Espíritos do Grande Mistério as entenda com clareza e desta forma não fará mal algum para quem a estiver fumando. O uso do tabaco foi desvirtuado pelo homem da civilização e como toda a medicina pode fazer muito mal para quem não dá o devido uso.




MULHER NOVILHO DE BÚFALO BRANCO


Dois lakotas andavam numa colina, até que viram uma mulher muito linda, vestida com peles brancas, trazendo nos ombros uma bolsa. Um dos homens teve pensamentos impuros e disse ao outro, mas, o outro lhe avisou que seguramente aquela era uma mulher sagrada. O homem com intenções impuras se aproximou da mulher, e nesse momento uma grande nuvem envolveu os dois. Quando a nuvem se dissipou a mulher estava em pé e do homem sobrou seu esqueleto e serpentes que o contornavam.
A mulher disse ao outro homem: "Consideras aquilo que vês. Quem só vê a beleza física, jamais conhecerá a Beleza Divina. Vá até seu chefe Chifre Oco Em Pé e diga-lhe que prepare uma tenda espaçosa para abrigar todo o seu povo e aguardar a minha chegada. Quero passar-lhes algo muito importante."
O homem comunicou o acontecimento a Chifre Oco Em Pé, que prontamente mandou construir uma grande tenda. Ao terminar a tenda e reunir o seu povo, a mulher misteriosa chegou. Ela aproximando-se tirou sua bolsa dos ombros, e, segurando com ambas as mãos entregou ao chefe dizendo:"Olhe para esta bolsa e ame-a sempre. Ela é muito sagrada, e deves trata-la como tal Dentro dela há um cachimbo sagrado para teu povo enviar suas vozes ao Grande Espírito, teu Pai e Avô."
Essa mulher apresentou-se como Mulher Novilho Búfalo Branco. Ela explicou o procedimento ritual para o uso do cachimbo, e os sete ritos em que o cachimbo deve ser usado. No final, quando ia embora falou :"Com este cachimbo, os seres de duas pernas aumentarão em número e a eles virá tudo o que é bom."
Dando a volta pela cabana, na direção do movimento do Sol, ela foi embora, depois de caminhar por uma curta distância olhou para trás para o povo e sentou-se. Quando voltou a levantar, o povo se assombrou, pois ela se transformou em um novilho de búfalo vermelho e castanho. O novilho andou por uma pequena distância, deitou e rolou no chão, e quando levantou era um búfalo branco. O búfalo branco andou por uma pequena distância, deitou e rolou no chão, e quando se levantou, era um búfalo negro, que se afastou de desapareceu no alto de um morro.


Segundo Campbell, a mulher wakan ( sagrada ) é o aspecto feminino do búfalo cósmico. O Búfalo Cósmico é o símbolo do Universo em seu aspecto temporal, lunar, morrendo e ressuscitando sempre, e suas 28 costelas representam os ciclos da lua. Um símbolo de renovação. Ela mesma era o novilho vermelho, cor da Terra, idêntica a cor do fornilho do cachimbo, mas também a mãe, o búfalo branco; e a avó o negro. Essa estória foi extraída do meu livro " O Espírito Animal " É um resumo da versão de Black Elk ( Alce Negro ). Uma forte simbologia para os participantes da cerimônia do cachimbo sagrado, é que quem o leva a boca, deve manter os seus pensamentos puros, limpos, boas intençõe.
Léo Artese



Cachimbo com símbolo "Chakana"

Cachimbo personalizado por Rafael Dusik para Cibele Tremea


Nenhum comentário:

Postar um comentário